segunda-feira, 30 de abril de 2012

Negociações


Estamos há duas semanas do fim dos principais campeonatos estaduais do Brasil, uma semana após o término dessas competições inicia-se o campeonato da Série A e Série B, e posteriormente da C. Período interessante para atletas e principalmente para seus representantes e empresários.

A Lei Pelé trouxe alguns benefícios ao Futebol Brasileiro, uma delas dando maior liberdade aos atletas, porém os Clubes concentraram-se em reclamar e não criaram mecanismos e ações que pudessem beneficiá-los com as mudanças ocorridas, com isso os empresários, agentes ou representantes como queiram chamar se organizaram e criaram seus negócios gerando fortunas.

Para quem não sabe existem diversas maneiras de remuneração desses profissionais, tudo de acordo com seu poder de barganha perante o atleta. Porém uma das maneiras mais rentáveis é a chamada “luvas”, na qual o “jogador” pede um valor X para acertar com o time A, além dos seus salários, bichos e premiações.

Como normalmente os empresários ganham somente no salário e nas luvas, esse momento de finais de campeonatos estaduais até as primeiras rodadas dos Brasileiros, veremos muitas negociações, rentáveis aos atletas e seus empresários. Aos Clubes resta esperar para ver o retorno, alguns dando lucro, outros prejuízos, mas isso só o tempo irá dizer.

Em uma frase que já escrevi no blog eu resumo, que “no futebol, o próprio é apenas um detalhe”. Os telefones não param, as negociações movimentam o mercado, os torcedores esperam ansiosamente por novas contratações, mas essas precisam ser planejadas e executadas de maneira consciente para que dirigentes não quebrem a cabeça no final de abril para divulgar seus balanços. 

Nenhum comentário: