terça-feira, 1 de maio de 2012

Poder do Microfone

Estamos na semana que antecede as decisões estaduais, em alguns estados como Santa Catarina, Paraná, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro e Ceará teremos clássico nas finais. Excelente momento dos Clubes “faturarem” e da mídia ter e promover assunto.
Ocorre que muitos “profissionais” de imprensa querem promover a partida de qualquer jeito, logo as finais? Ainda mais com clássicos? A verdade é que essas partidas não precisam de tanta promoção, pois já possuem uma expectativa por si só. Atuei durante dois anos sendo responsável pela logística de jogos, estudei o assunto e ainda pesquisei sobre a administração estádios e arenas.
Nesses dois anos pude comprovar que a rivalidade muitas vezes acirrada pela imprensa reflete negativamente nos comportamentos dos torcedores nos jogos. Tenho a certeza que muitas brigas entre torcedores ou até mesmo revolta violenta de alguns torcedores com seu próprio time houve uma grande influencia da imprensa.
Há um ano não atuo mais nessa área, mas peço a todos os profissionais que pensam antes de falar, analisem as consequências que teremos antes de criar pautas ridículas que possam estimular a violência. A culpa da violência no futebol não é da imprensa é logico, isso se dá também pela passividade dos clubes e principalmente pela impunidade existente no país.
Aos clubes de futebol peço que evitem entrevistas exclusivas, afinal sempre tem uma perguntinha que a resposta pode ser mal interpretada, além disso invistam em segurança em seus estádios, não é momento de economizar. As responsabilidades da violência no futebol que ocorre principalmente em clássicos, não pode ser colocada apenas na Polícia.
Chegamos no momento de alegria e a violência não pode ser destaque. Vamos viver o esporte, curtir o futebol com brincadeiras, sem provocações pois isso nos deixa a um passo de problemas sérios, que já tiraram a vida de muitas pessoas.

Nenhum comentário: