sábado, 19 de maio de 2012

A bola não entra por acaso!

Hoje tivemos a Final da Champions League entre Bayer de Munique e Chelsea em Munique, partida aguardada com grande expectativa pelos torcedores alemãs. Não vi a partida toda, mas acompanhei grande parte, inclusive o momento decisivo, a disputa de pênaltis.
O jogo teve o Chelsea na sua característica principal, jogando extremamente fechado e saindo no contra-ataque, passando por pressões em diversos momentos, porém mesmo saindo atrás no marcador não se abalou e contou novamente com a grande eficiência do Drogba.
Bayer dominou a partida, saiu na frente no final do segundo tempo e estava com o título na mão quando o holandês Robben perdeu um pênalti no inicio do primeiro da prorrogação, mas o pior estava por vir. A disputa de pênalti começou com uma grande defesa do goleiro alemão Neuer (para mim o melhor goleiro da atualidade), mas Cech igualou a disputa a pegar a cobrança de Olic.
No momento em que Bastian Schweinsteiger dirigia-se a marca do penalti para efetuar a quinta cobrança do time alemão, lembrei que o mesmo foi formado na categoria de base do Bayer de Munique. Na hora recordei do livro “A Bola não entra por acaso” escrito por Ferran Soriano. O autor começa o livro citando a disputa da final da Champions League de 2008 entre Chelsea e Manchester United, quando John Terry formado no clube Londrino foi bater o penalti decisivo e também perdeu. Quando Schweinsteiger arrumava a bola, olhei para um Senhor do lado e disse vai perder e não deu outra.
O livro diagnosticou algo sério, em momentos decisivos a pressão psicológica influencia muito, ainda mais em atletas identificados com os clubes, eles possuem plena consciência do que a torcida deseja, sentem a cobrança interna e vivem os sonhos e as frustações de seus clubes.
Mais uma vez o treinador errou ao colocar alguém formado na base para uma situação tão crítica e de grande pressão, afinal seu companheiro de equipe tinha perdido o pênalti anterior, sua torcida atrás do gol aguardava com ansiedade pelo título, o clube internamente esperava há anos por esse momento. Aconselho a todos que trabalham com Futebol ou que são apaixonados por esse esporte que leiam o livro a “Bola Não Entra Por Acaso”,  pois o título do livro resume tudo. Boa leitura!

Nenhum comentário: