quinta-feira, 3 de maio de 2012

Bonitinho mas ordinário


Nessa noite de quinta-feira mesmo com a vitória por 2 a 1, o Atlético-MG foi eliminado pelo Goiás na Copa do Brasil, pois havia perdido a primeira partida por 2 a 0. O jogo marcou a reinauguração do Estádio Independência, uma arena nova, moderna, que tinha um custo estimado de 44 milhões de reais, mas ao final da obra acabou custando 125 milhões, creio que tenha ocorrido um pequeno erro de cálculo. (Modo irônico)
Com o Estádio Independência em funcionamento, os clubes da capital mineira, Cruzeiro, Atlético-MG e América-MG voltam a jogar em Belo Horizonte, já que o Mineirão também está em reforma para sediar a Copa do Mundo. Para os clubes isso implicará numa redução de custos, pois tinham que se deslocar para jogar na cidade de Sete Lagoas, cerca de 100km da capital.
Além do “probleminha” orçamentário, o Estádio apresenta erros absurdos, sendo o principal ter cerca de 6mil lugares com pontos cegos, ou seja, não possuem visão completa do campo. Alguém levou ao pé da letra a minha frase que “no futebol, o próprio é apenas um detalhe”. Para piorar, você sabia que os investimentos para a reforma do estádio são recursos do governo de Minas em parceria com o Governo Federal? Absurdo!
Entretanto os problemas não param por aí, a região possui um problema crônico de transporte coletivo e para piorar, os bolsões de estacionamento na região do Estádio são pequenos e não atendem sequer um público como o de hoje de 18mil pessoas. Uma cidade do tamanho de Belo Horizonte, uma das principais capitais do país, com bom poder econômico, sendo uma das sedes para a Copa do Mundo de 2014 não possui capacidade de fazer um jogo com 20 mil pessoas?
Caso você tenha se assustado com a diferença da previsão orçamentária da obra e o custo real da mesma, espere mais um pouco para analisarmos os custos reais dos estádios da Copa, acredito que em TODOS teremos recursos públicos, por sinal são mal geridos, pois uma obra que custa 284% a mais do que planejada, é porque ocorreram erros gravíssimos que devem ser apurados.
Para finalizar, os custos reais não serão os únicos problemas nas reformas e construções de Estádios para Copa, teremos o mesmo problema de logística existente no Estádio Independência mesmo esse estando fora da Copa. Isso porque os investimentos em infraestrutura são ridículos, além da maioria nem ter saído do papel ainda. Infelizmente teremos muitos elefantes brancos Pós-Copa.

Nenhum comentário: