sábado, 12 de maio de 2012

Mais do que esporte, é entretenimento!

Amanhã os principais estaduais terão suas partidas decisivas. Teremos grandes festas por parte das torcidas, clubes faturando com a exposição da mídia e comercializando seus produtos e serviços. Como já venho escrevendo em textos anteriores, que para os campeonatos estaduais serem rentáveis, precisam obrigatoriamente das fases de mata-mata e principalmente final.
Atualmente o Futebol não é apenas um esporte e sim entretenimento, é um show para espectadores no estádio e na TV. Nos Estados Unidos, os eventos esportivos possuem uma ação de “fan park” muito bem realizada. Nos playoffs da NBA, NFL, NHL, MLS entre outros esportes americanos, os torcedores se divertem com diversas ações de entretenimento que geram recursos aos “times”, além de influenciar no emocional dos torcedores elevando a comercialização de produtos oficiais.
Precisamos “vender” o produto Futebol no Brasil como entretenimento, para isso os clubes devem estudar maneiras de tornar o jogo cada vez mais atrativo, afinal se for somente para ver o jogo o torcedor fica no conforto de sua casa, mas há quem diga, “os torcedores vão porque querem sentir a emoção do estádio”, será que esses dirigentes já pensaram que perderão esse argumento com a transmissão em 3D?
Sei que existem diversos problemas para viabilizar essas ações de fan park, afinal é uma ação que precisa ser muito bem integrada entre os departamentos de eventos, marketing, licenciamento, infraestrutura e principalmente necessita de um investimento inicial e suporte financeiro.
Se não agirmos rapidamente, teremos estádios cada vez mais vazios, torcedores em casa com família e amigos, porque não criarmos um ambiente para essa convivência dos torcedores? Para isso é necessário pararmos de reclamar do PFC e dos torcedores, colocarmos em prática tudo o que o torcedor quer, futebol e entretenimento.
Os dirigentes continuam achando que seus adversários são seus concorrentes, mas estão completamente errados, eles são apenas adversários em campo. Futebol é paixão, quem consome Vasco não consome Flamengo e vice e versa. Uma partida de futebol, por exemplo, concorre com cinemas, shows, festas, passeios no parque e shopping entre outros entretenimentos. Se os Estádios estão vazios é porque falta atratividade, não basta ter um bom time, é preciso trazer o torcedor para “consumir” seus produtos e serviços.

Nenhum comentário: