segunda-feira, 16 de abril de 2012

Libertadores vs "Custo x Benefício"

Na última quarta-feira o Flamengo foi eliminado da Copa Santander Libertadores, na saída de campo, o goleiro do time rubro-negro Felipe teve uma das declarações mais sinceras que escutei recentemente no Futebol. O atleta demonstrava preocupação com o futuro do clube, devido as dificuldades financeiras que estão por vir com a eliminação precoce na competição. A queda de receita é enorme, perde-se muito em direitos de TV e bilheteria.

Alguns torcedores não sabem, mas o clube que participa dessa competição, sofre uma enorme inflação salarial do departamento de futebol, capaz de colocá-lo em uma crise financeira difícil de reestruturá-lo, caso não seja bem planejado. Isso ocorre porque o atleta "Zé" para jogar na Série B por exemplo ganha $1, o mesmo jogador no mesmo time, porém na Série A passa a receber $2 e o mesmo atleta no mesmo time porém participando da Libertadores passa a ganhar $3.

Essa crise financeira é mais sensivel a pequenos e médios clubes que participam dessa competição, vale a pena lembrar de 3 exemplos recentes que participaram da Copa Libertadores, não obtiveram grandes resultados e passaram por crises financeiras sérias como o Santo André, Paulista e Paraná Clube. Mas há quem diga que o Flamengo é grande e não passará por esses problemas, engano, o goleiro deu essa declaração pois já vive o dia-dia do clube, sabe das dificuldades e o quanto isso poderá interferir negativamente na manutenção do seu elenco que é caro.

Claro que é importante para a torcida e para o clube a participação em uma competição como a Libertadores, entretanto requer planejamento por parte dos clubes, afinal os elencos precisam ser ampliados para absorver competições paralelas, aumentam ainda diversos outros custos com staffs para o departamento de futebol, investimento em estrutura e também os tradicionais "bichos", que prefiro chamar de premiações, que por sinal não são pequenos.

Assim como qualquer empresa, o futebol exige planejamento, nele projetando cenários e suas consequências positivas e negativas. Libertadores sempre será um ótimo "negócio" para qualquer clube, independente de sua grandeza ou história, mas precisa ser bem administrado para que muitas vezes um sonho não termine em pesadelo.  

Nenhum comentário: