segunda-feira, 18 de junho de 2012

Paga para Aparecer


Os clubes possuem várias fontes de renda, mas as principais são as cotas de TV, patrocínios de camisa, programa de sócios e venda de direito federativos de atletas. Tenho observado alguns clubes com patrocínios pouco visíveis e sem ter nenhum tipo de ativação.

Nesse último final de semana conversei com um filho de dono de uma empresa que patrocina um clube da série A do Campeonato Brasileiro, na verdade ele que me contou que estava patrocinando esse clube, pois eu não tinha visto nenhuma imagem que mostrasse essa marca.

A pouca visualização do patrocínio é um grande passo para que o mesmo não seja renovado e esse problema ocorre em times grandes, médios e pequenos. Os clubes precisam ter esse cuidado também, não adianta comercializar um espaço que não traz retorno e o patrocinador não pode se dar ao luxo de investir em algo que não traga benefício, ou seja, a preocupação nesse caso precisa ser das duas partes, para que esse relacionamento seja duradouro.

Para finalizar, escuto alguns amigos falarem que não admitem que um patrocinador, com a cor do principal rival estampe sua marca na camisa do clube nas cores da logo marca da empresa, esses ainda citam os clubes de Porto Alegre (Grêmio e Internacional) como exemplos para fortalecer sua argumentação.

Porém vale lembrar que no Rio Grande do Sul, o poder de barganha dos dois principais clubes do estado é muito grande e o estado possui sim essa peculiaridade, até mesmo devido ao bairrismo existente nessa região, mas não é porque lá funciona que os outros devem fazer o mesmo.

Caso eu fosse um empresário, que tivesse a intenção de patrocinar uma equipe de futebol, exigiria sim que a marca da minha empresa estivesse de acordo com o manual de marca da mesma, afinal o investimento não é baixo e minha marca deve estar como eu quero e de forma visível a todos.   

Nenhum comentário: