terça-feira, 19 de junho de 2012

Mundo de Ilusões

O Futebol é um mercado que envolve muito dinheiro, porém de maneira concentrada e isso não é privilégio de um país ou outro e sim de todos. Na Europa, as principais Ligas de Futebol na minha opinião são da Espanha, Itália, Alemanha, França e Inglaterra, todas essas ao começar a competição nós já sabemos aqueles que disputam o título, pois a disparidade econômica é gigantesca.

No Brasil estamos vivendo esse mesmo processo, com os principais clubes ganhando verdadeiras fortunas com direitos de transmissão, enquanto os pequenos e médios “se viram nos trinta” para viabilizar suas participações nas competições com uma receita muito inferior, por isso a margem de erro de um clube médio e pequeno não é igual ao de um time grande.

Esse desequilíbrio na distribuição de renda afeta também aos jogadores de futebol. Ontem li uma reportagem sobre os atletas mais bem pagos do mundo. Sendo o mais bem pago em 2011 o inglês David Beckham, seguido pelo “marrento” mas craque Cristiano Ronaldo e pelo melhor jogador do mundo Lionel Messi. Beckham ainda é destaque pois fatura milhões em propagandas e produtos licenciados, além de um salário de “astro” de Hollywood.

Em cada canto encontramos meninos com o sonho de se tornar jogador de Futebol, um dos “vestibulares” mais concorridos do mundo, no qual a pequena minoria se transforma em jogador de futebol profissional e as exceções ficam ricos. A maioria dos atletas não ganham fortunas, porém vejo muitos desses administrar o que ganham muito melhor do que as estrelas do esporte.

A carreira de atleta é curta, isso todos sabem, porém poucos conseguem avaliar a importância disso em suas vidas pessoais e profissionais. Diversos ex-atletas que ganharam muito dinheiro hoje vivem de favores e/ou com extremas dificuldades. Conheci histórias de atletas com carro importado morando em alojamento do Clube e como esquecer da famosa história do Tele Santana que proibiu o Catê de ficar com seu carro enquanto não comprasse uma casa digna a seus pais. Histórias como essa são comuns no futebol, meninos que ao assinarem seu primeiro contato muitas vezes ganhando menos de 500 reais por mês compram o celular e as roupas da moda.

O problema é que os meninos possuem alguns péssimos exemplos, mas claro que cada cabeça sua sentença e cabe a eles mudarem essas histórias. A cada dia vejo notícias “novas”, porém repetidas, das mesmas "figurinhas", daqueles que passaram no vestibular e tornaram-se exceção e milionários, mas vivem no mundo de ilusões aonde acham que tudo é fácil e sequer valorizam suas histórias de luta para alcançar seus objetivo, preferindo viver uma decadência profissional total deixando seus futuros totalmente incertos e transformando suas carreiras ainda mais curtas, tornando seu mundo de sonhos em pesadelos.

Um comentário:

Fernanda disse...

É, este texto condiz com a realidade! Trabalhando no meio da comercialização de artigos esportivos de marcas consagradas no interior do RS vejo diariamente "guris" deslumbrados com a possibilidade de se tornarem astros... Acabam esquecendo até de jogar futebol e encenam um verdadeiro personagem, até mesmo no jeito de andar... Alguns, que até teriam futuro pela qualidade e talento com a bola, acabam se perdendo nas festas, na farra e nas curvas das Marias Chuteiras! Doce Ilusão!