segunda-feira, 4 de junho de 2012

Finais de Conferências na NBA


Nos últimos dias tenho acompanhado todas as partidas das Finais de Conferências que por sinal estão muito equilibradas e com o mando de quadra sendo fator determinante nas partidas. Hoje (segunda-feira dia 04/06) teremos o 5º jogo entre San Antonio Spurs e Oklahoma City Thunder, o confronto da Conferência Oeste está empatado assim como na Conferência Leste entre Miami Heat e Boston Celtics.

No Final do Oeste temos um confronto entre uma equipe jovem do Thunder contra os experientes do Spurs. A equipe de Oklahoma possui um time equilibrado, comandado por Kevin Durant, na minha opinião o melhor jogador da atualidade da NBA. Já os veteranos do Spurs são liderados pela dupla de craques Parker e Ducan, além de contar com toda a eficiência do argentino Manu Ginobili e com a juventude do brasileiro Tiago Splitter que fazem jogadas maravilhosas de “pick and roll”.

No confronto do Leste, o Boston possui jogadores de extrema qualidade como Kevin Garnett, Paul Pierce, Ray Allen e Rajon Rondo, o último sendo o mais jovem e voando nesses playoffs. Já a equipe de Miami possui dois dos “Show Man” da atualidade. Lebron James e Dwyane Wade carregam seus times nas costas, o primeiro tendo média superior de 30 pontos nos playoffs, porém ainda criticado nos momentos decisivos.

Lebron James é um craque, a média de pontos que eles possui na fase decisiva da competição é digna de jogador MVP, porém ele peca em detalhes que poderiam torná-lo ídolo mundial em seu esporte. James foi muito criticado nas Finais da NBA da temporada passada por jogar abaixo da média na série decisiva contra o Dallas (atual campeão), mas a principal crítica é na omissão em momentos decisivos do jogo. Ele é um jogador fantástico, completo, capaz de fazer jogadas improváveis, com uma força e explosão física fora do comum, atuando em diversas posições em quadra, mas na hora de decidir o jogo, normalmente bem marcado prefere passar a bola.

Os vídeos produzidos pela NBA mostram que nos momentos decisivos o Wade é mais arrojado e participativo, ontem arriscou um arremesso que poderia dar a vitória ao Heat e errou, mas não se esconde em lances como esse. Michael Jordan o melhor jogador que vi jogar dizia que era lembrando por cestas decisivas, mas lembrava também dos erros que teve em momentos críticos do jogo, Jordan exaltava sua coragem em lances decisivos e essa atitude precisa ser demonstrada pelo craque Lebron James para que possa se tornar um dos melhores jogadores da história do basquete, qualidade ele tem de sobra, mas são esses detalhes que ainda não o tornaram unanimidade. 

Nenhum comentário: